O “MacGuffin” e o novo velho mestre do suspense

Sir Alfred Joseph Hitchcock, nascido em Londres no ano de 1899, foi um dos mais importantes cineastas da história, por todas as suas técnicas inovadoras.  Por trás das câmeras tinha um estilo único de criar suspense sem perder o bom humor.

MacGuffin

Hitchcock tinha ótimo relacionamento com seus amigos e atores, gostava de brincar e pregar peças em todos de modo que isso os envolvia mais pessoalmente e profissionalmente. Certa vez ele convidou os amigos para um jantar em sua casa e disse para um dos convidados que se tratava de uma festa a fantasia. Enquanto isso, os demais convidados viriam trajando roupas sociais normalmente.

Uma das técnicas usadas pelo mestre do suspense era o chamado elementoMacGuffin , que se resume em uma motivação ou um elemento pelos quais os personagens de um filme agem durante o desenrolar da trama e que, na grande maioria dos casos, perde o significado com a aparição ou descoberta de uma nova ação na história.

A técnica, além disso, também poderia se basear em centrar a atenção do espectador em um objeto mostrado em foco e diversas vezes, como um isqueiro, uma chave, uma maleta, entre outros.

No filme Pacto Sinistro o “MacGuffin” era um isqueiro envolvido na trama No vídeo a seguir vocês podem compreender o conceito também com as próprias palavras de Alfred Hitchcock.

E a tempo do Oscar 2013 a Fox Searchlight irá lançar o filme Hichtcock e ninguém melhor para interpretá-lo do que Anthony Hopkins. O longa contará os bastidores do clássico e renomado Psicose, no elenco além de Hopkins na pele de Hitcock teremos, Jessica Biel (Vera Miles), Scarlett Johansson (Janet Leigh), James D’Arcy (Anthony Perkins, o Norman Bates).

Primeiro poster do filme Hitchcock com Anthony Hopkins

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *